10 segredos para melhorar os seus hábitos alimentares

Menos peso corporal, mais disposição, redução das taxas de glicose e colesterol, melhor condição de saúde. São tantos benefícios que os bons hábitos alimentares proporcionam na vida das pessoas, que é difícil pensar que na possibilidade de não seguir uma dieta de alimentação rica em saúde.

Mas, infelizmente,  a alimentação do brasileiro é rica em calorias e não em nutrientes. A ingestão de alguns alimentos que compõem uma dieta saudável – como arroz, feijão e peixe – diminui à medida que aumenta o rendimento familiar. Por outro lado, o consumo de refrigerantes, doces e salgados fritos só cresce.

A correria do dia a dia é a grande desculpa para comer errado. As pessoas preferem preparações mais fáceis e rápidas ou acabam comendo fora de casa em fast food ou restaurante à quilo. Nesses lugares, geralmente, os alimentos são mais ricos em gorduras e carboidratos.

Por isso, a orientação dos especialistas é fazer com que, desde cedo, a pessoa acostume-se a ingerir alimentos saudáveis. Para começar a comer bem e dar o primeiro passo é preciso antes pensar em como está a dieta. Por isso, selecionamos 10 dicas para se ter bons hábitos alimentares, a partir de agora!


1. Beba mais água

Seis a oito copos por dia contribuem para o funcionamento do organismo. Além disso, a hidratação adequada traz consequências positivas para intestino, cabelos, pele e unhas. Mantenha uma garrafinha de água sempre por perto.

2. Evite pular refeições

O ideal é fazer pelo menos três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches, com intervalo de três a quatro horas entre as refeições.

3. Inclua alimentos integrais na dieta

Alimentos na versão integral contribuem com mais fibras na dieta, ajudando na manutenção das taxas de açúcar no sangue em níveis normais.

4. Fique atento ao sal

Utilize pouco sal no preparo dos alimentos, investindo nos temperos naturais (como alho, cebola e ervas frescas e secas).

5. Atenção com as bebidas alcoólicas

Contém 7 kcal por grama, quase tanto quanto a gordura, e não tem nenhum benefício nutricional. O excesso ainda prejudica o funcionamento do fígado.

6. Mantenha o prazer de comer

Comer devagar é necessário para que o organismo perceba a ingestão do alimento e, consequentemente, controle o apetite e a sensação de saciedade.

7. Consuma de três a cinco frutas por dia

Além de excelentes opções para os lanches intermediários, contribuem com o fornecimento de vitaminas e minerais, assim como de fibras, que ajudam a manter a glicemia estável e a controlar o peso.

8. Evite grandes restrições

Restringir demais a quantidade de alimentos ingeridos faz com que deixe de consumir nutrientes importantes ao organismo. Além disso, excluir algum nutriente (carboidrato, proteína, gordura) por muito tempo prejudica o bom funcionamento do organismo e dificulta manutenção do peso, favorecendo o efeito sanfona.

9. Moderação no consumo de cafeína

Alimentos como café, chocolate, refrigerantes à base de cola e chá mate são ricos em cafeína, que em excesso aumenta a liberação de adrenalina. O ideal é ficar com até três xícaras por dia.

10. Mais gorduras boas

Óleos vegetais (azeite extra virgem, canola, soja etc.), castanhas, abacate, peixes e creme vegetal contribuem para redução dos riscos de doenças do coração.


 

2 thoughts on “10 segredos para melhorar os seus hábitos alimentares

  1. Simone Nanci de Araújo Silva says:

    Página bonita , elegante e com informações objetivas e seguras.
    Vou compartilhar o link, e mostrar a mais pessoas esse trabalho de respeito e interesse pelo ser humano.
    Sou uma pessoa melhor depois dessa experiência extraordinária com Dr Eduardo e toda sua equipe .
    Gratidão e admiração ❣️
    Simone Nanci .

  2. Mônica machado Carneiro santos says:

    Dr° Eduardo Duarte um gentleman, operei com ele em 2005 e jamais esqueci a atenção e carinho durante a cirurgia e todo o acompanhamento, tudo perfeito. Saudades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *